quarta-feira, 25 de abril de 2018

Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam a recepção dos calouros de 2018

Os acadêmicos do curso de Agronomia do IFTO - Campus Araguatins realizaram nesta quarta-feira, 25, a recepção dos calouros de 2018 do curso.
No momento, houve o a proclamação do juramento do curso pelos calouros e um ato  de vivência social realizado no centro de Araguatins. Os acadêmicos novatos tiveram a oportunidade de fazer  doações de árvores para pessoas que passavam no local e pedir apoio para realizar a calourada 2018, festa realizada todo ano para comemorar a chegada de novos estudantes, que estão com os ingressos à venda, e os interessados devem procurar o Centro Acadêmico da Agronomia.


A recepção do calouros possui por objetivo fazer a integração entre os veteranos e os acadêmicos novatos, além de ser uma forma de dar boas vindas para os ingressantes em  um dos melhores curso de nível superior do Norte do Tocantins.
O curso de agronomia do IFTO  é conhecido por sua excelência de ensino , sendo um dos cursos  mais disputados da região norte do estado, além de possuir conceito 4 no MEC, em uma escala de nota de 0 a 5.  

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O MELHORAMENTO GENÉTICO DO AÇAI (Euterpe oleracea Mart.) NA AMAZÔNIA

Artigo científico de revisão literária elaborado por José Felipe Tavares de Almeida e Luciane Bezerra Lopes sob orientação do professor Dr. Sérgio Alves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins.

*É proibido a veiculação deste trabalho em qualquer meio de comunicação, apresentação em congressos, em fóruns e  publicações em  sites e revistas não autorizadas pelos autores.


Sérgio Alves de Sousa
José Felipe Tavares de Almeida
Luciane Bezerra Lopes


Resumo: O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma espécie frutífera e produtora de palmito, nativa da Amazônia e tem como centro de origem o Estado do Pará. Por sua importância econômica alguns métodos são adotados para o aumento produtivo como -se o programa de melhoramento genético do açaizeiro da Embrapa Amazônia Oriental, que é recente e pouco conhecido, essa técnica visa melhorar o desempenho da cadeia produtiva do açaí, com ênfase para o aumento da renda das populações ribeirinhas do estuário amazônico. Os métodos de seleção empregados têm sido a seleção fenotípica ou massal e a seleção com teste de progênies. O germoplasma da palmeira do açaí vem sendo estudado como fornecedor de características desejáveis no melhoramento genético do açaizeiro. Para as espécies do gênero Euterpe, o melhoramento genético visa obter: cachos mais pesados, maior rendimento de frutos por cacho, maior teor de polpa e de antocianina e a produção centrada na entressafra. Nos açaizeiros, são raros os estudos sobre variabilidade e correlações entre caracteres em populações com potencial para serem utilizadas em programas de melhoramento para produção de fruto. E se tratando de germoplasma de plantas perenes, como é o caso do açaizeiro, a caracterização é escassa e envolve descritores botânicos, morfológicos e agronômicos e, mais recentemente, os moleculares. Por isso, existem vários órgão especializados em bancos de acessos de germoplasma do açaí, e a maior coleção de germoplasma dessa frutifera encontra-se instalada na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém - PA, estando, representando ao todo por 212 acessos de progênies. O melhoramento genético do açaí favorece o aumento produtivo dessa fruta.  Pois, obtém plantas com melhores desenvolvimentos e maiores   teores de   polpa,  além de   alto rendimento por cacho e facilidade na coleta e obtenção do fruto. Melhorando a renda de populações ribeirinhas e agricultores da região amazônica.

Palavras-chave: Germoplasma. Açaizeiro. Produção.

domingo, 15 de abril de 2018

Mulheres realizam feirinha com doces e sobremesas no Senar - Polo Araguatins.

Na última sexta- feira, 13 de abril, as mulheres do Curso Mulheres em Campo do Senar realizaram uma feirinha de comidas e guloseimas no SENAR - Polo de Araguatins, e sua principal frequezia eram o alunos do curso Técnico em Agronegócio que estavam presentes para apreciar as sobremesas. 
Dentre os produtos feitos pelas mulheres, haviam bolos, doces e salgados.
O programa Mulheres em Campo tem  como objetivo  desenvolver  competências  de empreendedorismo e gestão,visando o desenvolvimento  pessoal e da propriedade  rural das mulheres do campo.
Um curso exclusivo para mulheres, dividido em 5 encontros: Diagnóstico e Empreendedorismo; Planejamento; Custos de produção; Indicadores de viabilidade e Comercialização; Desenvolvimento pessoal. 
Durante os encontros as participantes tem a oportunidade  de participar de dinâmicas e atividades de grupo e individual de forma teórica  e prática  que torna o aprendizado mais efetivo e interessante (por Cristyele Oliveira - Senar).




O polêmico uso dos "agrotóxicos" no Brasil

Na agricultura, é indispensável  o uso de defensivos agrícolas nas plantações, ou em termo mais popular "agrotóxico". Qualquer profissional de ciências agrárias e agricultor conhece que o uso se faz necessário, ou haveria uma queda acentuada na produção agrícola. 
Mas, ultimamente estão havendo muitas discussões sobre a utilização de agroquimicos, pois se faz um uso demasiadamente alto dos produtos, o que por muitas vezes, causam um desequilíbrio ambiental, tanto na fauna quanto na flora que estiver na zona que o produto for aplicado. No entanto, o que causa esse desequilíbrio é a falta de profissionais éticos e competentes, para se fazer a aplicação de um produto tóxico, deverá haver um profissional habilitado para tal situação, o que muitas vezes não existe na propriedade.
O uso em excesso de defensivos pode ocasionar doenças  no aplicador e  na população que reside próximo ao local, além de matar insetos e animais benéficos para a plantação. 
Um estudo inédito que existe uma grande diferença  entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos de agroquimicos  na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa (REPÓRTER BRASIL, 2017).
Segundo o Portal Repórter Brasil (2017) o Brasil tem,  504 agrotóxicos de uso permitido. Desses, 30% são proibidos na União Europeia – alguns há mais de uma década. Esses mesmos itens vetados estão no ranking dos mais vendidos. O acetato, tipo de inseticida usado para plantações de cítricos, é o terceiro da lista. Uma nota técnica da Anvisa citada é um estudo   mostra que o acetato causa a chamada “síndrome intermediária”. Entre os danos à saúde estão fraqueza muscular dos pulmões e do pescoço. Em crianças, o risco é mais acentuado. 
Dados como estes mostram que a grande questão não é usar, e sim a quantidade que é usada. Instituições como a Embrapa, investem muitos em estudos sobre o uso de defensivos agrícolas, mas ainda não é o suficiente para se conhecer métodos que façam com que se utilize menos, e faça com que não haja queda na produção. 
Enquanto isso, o melhor a fazer para se utilizar corretamente o defensivo agrícola é chamar um profissional habilitado para a  situação, principalmente um Engenheiro Agrônomo.

Texto com informações do portal Repórter Brasil (http://reporterbrasil.org.br/2017/11/agrotoxicos-alimentos-brasil-estudo/).

sexta-feira, 6 de abril de 2018

ADUBAÇÃO VERDE COMO FORMA ECOLÓGICA PARA RECUPERAÇÃO DE SOLOS EMPOBRECIDOS NA AGRICULTURA FAMILIAR






Crotálaria Juncea - Fonte: Rural Pecuária

1José Felipe Tavares de Almeida
 2Érica Ribeiro Simonetti. 


RESUMO
A atividade agrícola familiar é um dos alicerces da economia agrícola brasileira, mas para continuar com esse desenvolvimento econômico, demanda  de adubação e correção  dos solos agricultáveis, com práticas de adubação e correção viáveis e baratas, como a adubação verde. A adubação verde é uma prática de correção de solos empobrecidos que utiliza principalmente as plantas leguminosas para aumentar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. A adubação verde contribui com a fixação biológica de nitrogênio, recuperação de nutrientes do solo, controle de plantas invasoras, aumento de massa verde no solo dentre outros benefícios. E possui algumas desvantagens como a escassez de sementes no mercado e o elevado custo para algumas espécies de adubos verdes, que tem dificultado a adoção desta prática pelos agricultores. A adubação proporciona o melhor aproveitamento da propriedade rural, fazendo com que o agricultor use menos agrotóxicos, evitando doenças e perdas de nutrientes, que são prejudiciais as culturas. Este trabalho adotou o método de pesquisa de abordagem  qualitativo, em nível descritivo exploratório, com um delineamento bibliográfico e instrumento de coleta de dados em fontes secundárias, procurando expor de forma clara e coesa o que é a adubação verde e o que ela proporciona ao agricultor familiar.
PALAVRAS CHAVE: adubação verde;  leguminosas; agricultores.


ABSTRACT
The family agricultural activity is one of the foundations of the Brazilian agricultural economy, but to continue with this economic development, demand for fertilizing and soil arable correction, fertilization practices and viable and inexpensive fix, as the green manure. The green manure is a practice of impoverished soils correction that uses mainly the leguminous crops to increase the chemical, physical and biological properties of the soil. The green manure contributes to the biological fixation of nitrogen, soil nutrient recovery, control of invasive plants, green mass increase in the soil among other benefits. And has some drawbacks such as the lack of seeds on the market and the high cost for some species of green manures, which has hampered the adoption of this practice by farmers. The fertilization provides the better use of rural property, causing the farmer use less pesticides, preventing illness and loss of nutrients, which are damaging crops. This work used the method of research of qualitative approach, descriptive exploratory level, with a bibliographic and design data collection instrument in secondary sources, looking for exposed in a clear and cohesive what is green and what it provides to the farmer family.
KEY WORDS: green manure; leguminous; farmers.
1 Acadêmico do 2º Período do  curso de Bacharelado em Agronomia – IFTO – Campus Araguatins. E – mail: jfelipe.bol@gmail.com
2  Economista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional – UNITAU, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (F.G.V). Professora do Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins. E – mail: erica.simonetti@ifto.edu.br