sábado, 7 de março de 2020

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Edicléia Bandeira Abreu

José Lucas Souza Santos

José Felipe Tavares de Almeida 



REFERÊNCIAS:  SILVA, R. F. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Revista Educação e Linguagem. Ano 1 ∙ no 1 ∙ Jun. ∙ p. 23‐35. 2014.


Mediante ao grande desenvolvimento tecnológico que vem se apresentado na sociedade contemporânea, faz-se necessário discutir sobre os benefícios do uso das ferramentas tecnológicas na construção do conhecimento. A partir dessa visão é possível perceber que mesmo com os avanços da tecnologia, é possível observar que esse crescimento acaba afetando de maneira positiva e negativa a sociedade, sobremaneira quando adentra na questão do ensino no Brasil.

Segundo a literatura abordada a tecnologia começou o seu desenvolvimento no período da revolução industrial e de lá pra cá vendo crescendo em todas as esferas. E quando se fala em educação, essa evolução é mais antiga ainda, começa no Renascimento cultural século XV, em que as pessoas começam partilhar de informações.

E trazendo para o contexto atual, é bem nítido esse desenvolvimento. Nesse contexto, a internet acaba sendo uma grande conquista, haja vista, que a mesmo conseguem unir pessoas mesmo estando longes, estreita relações. E com a internet é possível aliar a mesma com a educação, uma vez que a mesma é utilizada no viés educacional, pois permitem que pessoas de variados lugares ou mesmo sem um poder aquisitivo, conseguem obter uma educação de qualidade. Em contrapartida, tem suas peculiaridades negativas, pois Jovens que em sua grande maioria são os que utilizam acabam entrando no universo da alienação, no individualismo, na falsificação ideológica entre outros dilemas.

Em continuidade, pode-se notar no gráfico, na qual mostra a evolução quanto ao uso da internet, mostrando que com o desenvolvimento da sociedade, mas pessoas tem acesso a informação, isso acaba influenciando para que os mesmo melhoram em vários aspectos, seja ele econômico, social, étnico e político.





Trazer tecnologia para o ambiente educativo pode tornar o processo de ensino mais prazeroso, mais chamativo e significativo, para aquele que aprende e mais dinâmico para aquele educa, nos dias faz-se necessário se pensar em diferentes meios de ensino, pois o mundo está em constante desenvolvimento. As tecnologias bem utilizadas com direcionamento correto, podem sim ajudar, mais do que prejudicar a aprendizagem.

Cabe a escola procurar meios de promover essa integração tecnológica, oferecendo meios para a produção de um conhecimento a nível contemporâneo. As diretrizes curriculares para a educação básica de 13 de julho de 2010 já previram o uso das tecnologias como recursos pedagógicos, e tentava segurar a presenças das TICs no currículo escolar. Isso causou uma grande mudança no sistema educacional, que já estava acostumada a uma educação de valores antigos.

A revolução tecnológica tende a alterar comportamentos, estabelecer processos educativos, diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes, como a relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas. É necessário que a escola acompanhe esse desenvolvimento tecnológico nessa nova realidade educacional repleta de informações e diferentes meios de conhecimento.

São muitas as discussões sobre o papel do professor na atualidade. Ele precisa ser pai, mãe, psicólogo, assistente social e tudo mais que a sociedade exigir. Isso contribui para que a escola seja vista como única fonte do saber, o que não é verdade, e aja a partir dessa perspectiva na formação dos sujeitos. O que torna inevitável a ideia de trazer o educador a essa discussão é fazê-lo compreender que ou ele se adapta às novas exigências educativas que vêm com as mudanças sociais ou ele será considerado ultrapassado.

O educador precisa estar atento a novas tecnologias, levar para a sala de aula a inovação e o novo paradigma tecnológico, e transformar o que há de problemas por trás do celular, do WhatsApp e do Facebook, em algo bom, em fonte de compartilhamento de informação e de educação.

O foco do estudo apresentado foi compreender a relação entre a educação e as novas tecnologias no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem na sociedade contemporânea. Ao apresentar os desafios impostos pela sociedade contemporânea diante da diversidade de conhecimentos no mundo globalizado, percebeu-se que a escola ainda não está preparada para enfrentar desafios e tenta se esquivar dessa função.

Portanto, busca-se auxiliar e incrementar o uso de tecnologia na educação, solucionar problemas de educadores que não possuem um conhecimento acentuado sobre tecnologias e principalmente, buscar a formação e a inclusão das tecnologias de informação no ensino.

Segue abaixo uma explicação mais detalhada da tecnologia e educação:  




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário